Quantcast
Channel: Dias de Estilo » Bem estar
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

{Lifestyle} Dicas para viajar bem e barato: as passagens e hospedagem

$
0
0

para template capa_tp

 

Demos uma sumidinha nos últimos dias mas agora o blog voltou com força total!

Pra mim, não existe nada melhor que a sensação de ter um destino escolhido, passagens compradas, e começar a planejar o roteiro da próxima viagem. Pesquisar as redondezas do hotel, a comida típica da cidade, os monumentos turísticos, todo o processo é uma delícia, mas é uma brincadeira que pode sair caro. Nunca tive muita grana para viajar, mas sempre tive muita vontade de conhecer o mundo, então precisei me virar com o que tinha. Isso resultou em um processo de perder frescuras, encarar situações que provavelmente não teria encarado e pesquisas e pesquisas para encontrar a melhor opção de translado e hospedagem com o menor preço. E pra quem também encara uma viagem backpacker style, to cheia de dicas para dividir com vocês! Como elas são muuuitas, as dividi em três posts pra falar tudo que aprendi! Vamos às primeiras?

 

Montagem 1

 

1º passo: Comprando as passagens

Melhor época do ano para viajar: Existem sim épocas melhores para encontrar passagens com bom preço, mas se ficar de olho, elas aparecem durante o ano todo! Durante o natal e o ano novo, período em que todo mundo tem férias, elas são mais raras, mas quer saber? É o pior período para viajar para a Europa ou os EUA, já que é inverno no hemisfério norte e as 16 horas, o dia já acabou, e pra quem busca economia, um dia curtinho não é nada bom, não é? Entre maio e setembro normalmente encontramos passagens com bom preço já que é a baixa temporada e o tempo por lá também ajuda a nós, que não estamos acostumados com o frio.

Onde encontrar passagens baratas: Para encontrar passagens promocionais, curta os sites de companhias aéreas e agências de viagens no facebook, sempre que aparecer um precinho bom eles avisam por lá! Além disso, sempre entre no www.melhoresdestinos.com.br, é um site que mostra as datas, destinos e companhias com passagens promocionais, atualizado quase todos os dias. Outra dica é: fique de olho nas taxas. As vezes o preço que é divulgado pelo site é sem os encargos e quando adicionados quase dobram o preço da passagem! Por isso é importante, mesmo que na pesquisa apareça que a melhor companhia para viajar seja a X, cheque o site da Y para ver se por lá as taxas são menores e o preço final fique mais barato. Também é interessante checar o preço da passagem diretamente pelo site da companhia, mesmo que o indicado pela agência de viagem seja mais barato. As taxas que as agências de viagem cobram costumam ser maiores que as das companhias.

 

Montagem 2

 

2º passo: onde se hospedar

Encontrou uma pechincha na passagem para o destino dos seus sonhos? Agora, onde vai se hospedar é a grande questão. Para isso existem três opções de acordo com a sua conta bancária:

1- Gastando algum dinheiro: Se você quer viajar da maneira tradicional, se hospedando em hotéis, vai ter que desenbolsar um pouco mais na sua viagem, mas vai ter mais conforto, mais privacidade e mais segurança. Para encontrar a melhor opção de hotel, minha dica é procurar nesses sites de reservas com milhares de opções. O que eu mais uso é o www.booking.com, já que é o mais completo, tem várias opções de buscas (como pelo melhor preço) e normalmente ele dá descontos nas reservas. Mas fique de olho, porque de acordo com o hotel eles pedem para você pagar toda a estadia no ato da reserva e não devolvem o dinheiro no caso de cancelamento.

2- Gastando pouco dinheiro: Se sua grana é curta, não desista da sua viagem! Você pode se hospedar em albergues ou hostels. Pra quem não conhece, hostels são pousadas que oferecem quartos, geralmente coletivos, isso quer dizer que você vai dormir ao lado de 10, 15 desconhecidos. Mas isso não é tão assustador quanto parece. Pelo contrário! É bem divertido! Essa é a melhor maneira de conhecer pessoas e fazer amigos em viagens. Muitas pessoas que viajam ficando em hostels tem a intenção de conversar, trocar experiências, te convidar para passeios e festas. Para pesquisar a melhor opção de hostel, uso o mesmo esquema dos hotéis, mas o melhor site para esse tipo de hospedagem é o www.hostelworld.com. Nele você também consegue pesquisar de acordo com o preço, localização ou a qualidade do hostel e você só paga 10% do valor da estadia no ato da reserva. Mas se você ainda acha a idéia de dividir o quarto com desconhecidos estranha, vários hostels tem a opção de quartos privativos. Uma última coisa que é preciso ficar de olho ao reservar seu hostel é que alguns deles tem um limite de idade, normalmente 25 a 27 anos. Caso seu escolhido tiver essa limitação, não desista! São bem poucos os que optam por isso.

3- Gastando nenhum dinheiro: É possível se hospedar sem gastar dinheiro. A primeira opção é colocar sua rede de relacionamento para funcionar! Veja se conhece pesssoas morando no país que quer visitar, ou até mesmo conhecidos de conhecidos, e perca a vergonha de perguntar se tem um sofá para você. O não você já tem! Eu já morei fora e recebi vários amigos e amigos de amigos na minha casa e quer saber? É ótimo receber um conterrâneo quando se está longe, por isso tenho certeza que será muito bem tratado. Além do mais, você terá um guia local para lhe mostrar a cidade. Mas, se não encontrou nenhum conhecido, existe uma solução mais polêmica: o couchsurfing. O couchsurfing é um site de relacionamento em que você pode oferecer seu sofá para viajantes e encontrar sofás em todo o mundo dispostos a te receber DE GRAÇA! Eu disse que a solução é polêmica porque você estará entrando na casa de um total desconhecido, dormindo sob o mesmo teto dele. Eu nunca encarei essa opção mas conheço muita gente que viajou o mundo dessa maneira e nunca ouvi uma história de terror nascendo disso. Pelo contrário, conheço várias histórias de amizade e até mesmo de amor vindas do couchsurfing. Para se cadastrar você entra em www.couchsurfing.org, faz seu perfil e pode passear pelas páginas e escolher aquela que lhe parece mais amigável para pedir pelo seu sofá.

 

Ufa! Todas as dicas na hora de comprar passagem e escolher a melhor hospedagem, sem gastar muito, estão aí! Pra quem ainda ficou com alguma dúvida, só me perguntar nos comentários  que eu tento responder. Nos próximos posts ainda tem mais dicas sobre o planejamento da viagem, como fazer uma mala (ou mochila) e alimentação on the road!

 

Um beijo ao amigo viajante e até a próxima!

Nathalie Palomares

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images